terça-feira, 1 de novembro de 2011

O ambiente virtual de aprendizagem e o perfil do professor


As tecnologias da informação e da comunicação permitem hoje, através de vários recursos, a realização de cursos online eficazes e de ótima qualidade.
Dentre as principais vantagens da tecnologia está na ampliação das fontes de consulta, pois a Internet provê diversos meios de acesso a materiais educacionais. Considerando que até bem pouco tempo atrás, os professores e os livros eram as fontes próximas para obtenção das informações necessárias para os estudos escolares ou profissionais, sem dúvida, a Internet traz grandes vantagens.
Cabe ao professor procurar formas ótimas de aproveitar esses recursos à sua prática pedagógica, incorporando-as de tal forma que se constituam, enfim, parte de seu perfil profissional
SANCHO (1998) assinala que nos sistemas de formação a distância não se prescinde do professor, ao contrário, este passa a ser imprescindível, o elemento-chave para o sucesso da aprendizagem.
A flexibilidade de horários, de local e de ritmo de aprendizado propiciado pelo ensino online pode contribuir para a percepção de que o conhecimento está disponível e não depende do lugar ou do momento.
Além disso, a autonomia de aprendizagem, que surge em decorrência deste processo, leva o professor a rever alguns antigos conceitos. A autonomia refere-se à capacidade do estudante de se antecipar aos comandos dos professores e agregar voluntariamente várias tarefas, intensificando, assim, seu próprio ritmo de trabalho.
O ambiente virtual de aprendizagem ajuda também na auto-organização do trabalho. Ao mesmo tempo, por ser um ambiente conveniente, flexível e sem horários pré-definidos, onde aluno pode optar por fazer ou adiar determinada atividade para um outro momento, faz-se necessário ao professor organizar-se, no sentido de não se perder no processo.
O ensino a distância mediado por computador permite, ainda, que o aluno seja realmente ativo, responsável pela sua aprendizagem e, principalmente, aprenda a aprender. No entanto, como o aluno também tem uma cultura de espera por comandos e orientações, cabe ao professor reverter esse quadro, mostrando aos alunos a necessidade de busca pela informação. Em outras palavras, é preciso enfatizar a ação por propensão e disposição própria e não somente por obediência a um comando.
Além disso, o ensino a distância e, especificamente os cursos online, respeita o processo de ensino-aprendizagem de cada aluno, pois o estudante tem condições de dirigir a maior parte do processo, de acordo com sua disponibilidade pessoal.
Diante de tão vasta gama de possibilidades e características disponíveis num ambiente virtual de aprendizagem fica nítida a necessidade de uma atuação mais efetiva do professor e uma atenção mais próxima ao desenvolvimento do curso.
Ao professor, num ambiente virtual de aprendizagem, cabe a missão de suprir as desvantagens ou limitações que a modalidade de ensino a distância pode trazer que são: a ausência do contato face a face e a necessidade de contato constante com o computador, até porque alguns alunos não o possuem em casa.
Além do mais, o professor deve promover a escrita colaborativa, já que os alunos podem desenvolver trabalhos em grupo, trocar idéias com os colegas e participar de fóruns de debates. Isso é muito importante, pois preconiza o trabalho em equipe, que é uma característica primordial requerida pelo mercado no momento atual;
Um outro ponto que merece atenção do professor e uma disciplina rígida é na resposta aos questionamentos dos alunos. Um curso online não permite falhas de comunicação. Se as mensagens não chegam, ou o retorno de resposta é demorado, tais eventos podem desqualificar a qualidade do curso por parte dos alunos.
É importante lembrar, ainda, que a avaliação, tanto do curso quanto das atividades dos alunos, não deve ser relegada a segundo plano. Sua utilização de forma inadequada, além de tirar a motivação e não permitir a auto aprendizagem, pode, ainda, impossibilitar a identificação de pontos falhos passíveis de ajustes e correções.
Com base nessas concepções, verifica-se a necessidade de uma atenção mais individualizada do professor em relação aos seus alunos. Num curso online isso é imprescindível, mas no ensino presencial, cada vez mais, isso é condição preponderante para o bom desempenho e para a garantia de qualidade da aprendizagem.


Aluna: Dulcilene Martins

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