Saiba Mais


Nesta seção iremos apresentar notas sobre o tema abordado, trazendo conceitos, fatos, curiosidades, tudo que poderá aprofundar o seu conhecimento, e  lhe ajude a compreender melhor o conteúdo abordado.


Moodle: Foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle)

AVA: AVAs vai além da idéia de um conjunto de páginas educacionais na Web ou de sites com diferentes ferramentas de interação e de imersão (realidade virtual). Entendemos que um ambiente virtual de aprendizagem é um espaço social, constituindo-se de interações cognitivo-sociais sobre ou em torno de um objeto de conhecimento: um lugar na Web, “cenários onde as pessoas interagem”, mediadas pela linguagem da hipermídia, cujos fluxos de comunicação entre os interagentes são possibilitados pela interface gráfica. (VALENTINI e SOARES, 2005, p.19).

Ciberespaço: É o lugar onde estamos quando entramos em um ambiente virtual, onde as informações circulam de forma rapida e fecunda. (Lemos, 1988) 

Rede: Todo fluxo e feixe de relações entre seres humanos e as interfaces digitais. (Santos, Okada, 2004) 

TelEduc: Ambiente para Ead desenvolvido, tendo como alvo a formação de professores para informatica na educação. (http://hera.nied.unicamo.br/teleduc/

Comunidades virtuais: É um ambiente onde a participação social incentiva interações e colaborações, por isso precisa ser fértil em caminhos e discurssões e deve proporciar o crescimento coletivo através de atividades problematizadoras, reais, construindo e testando soluções, por meio do diálogo e da negociação no/entre grupos. (Pallofff e Pratt, 2002)